Escutismo na Meadela
   

No início da década de 70, na freguesia da Meadela, no lugar da Bessa, havia um grupo de jovens em que despontava uma certa apetência para a aventura e actividades de ar livre. "Reuniam", informalmente, marcando e programando as suas aventuras. Partilharam esse entusiasmo com o professor e chefe de Escuteiros, José Miguelote, que acabaria por ser o grande impulsionador e responsável pela implementação do Escutismo na Meadela.

Tornava-se necessário ter o apoio do Sacerdote da Paróquia para se conseguir criar na Meadela a obra pretendida. O Padre Manuel Vilar, que tinha sido Escuteiro no Seminário, iniciava praticamente a sua vida Sacerdotal. Rapidamente se "apoderou" da ideia e logo tentou pô-la a frutificar.

Tinha a tarefa de escolher uma pessoa, que fosse capaz de liderar esse grupo de jovens, e criar, com eles, alicerces de Escutismo na Meadela. Convidou o Sr. Manuel Pires Rodrigues do Rego. Pessoa jovem, dinâmica, chefe de família, muito dedicada, ligado à juventude através do remo, desporto de que era praticante.

Estavam reunidos então todos os "materiais" necessários para a construção de um movimento forme e "robusto". Assim sendo a 17 de Setembro de 1971 realizou-se a 1º promessa de Escuteiros na Meadela, criando o Agrupamento 348 de Santa Cristina da Meadela, do Corpo Nacional de Escutas, formado pelo Grupo Júnior 89 com as patrulhas Lobo e Castor. Eram:

Chefe de Agrupamento - Manuel Pires Rodrigues do Rego

Assistente Agrupamento - Padre Manuel José da Costa Azevedo Vilar

Elementos - José Freitas Costa Freire, José Casimiro Pires Rocha, Vítor Manuel Carvalho Rocha, Raul Lopes Peixoto, Albano Alves Cunha Matos, José Alves Cunha Matos, José Carlos Martins Pacheco Barbosa, Luís Martins Pacheco Barbosa, José Alberto Amorim Costa, José Alberto Rodrigues Sá, José Manuel Gonçalves Moreira, José Manuel Fernandes Sá.

Foi ainda convidada para madrinha de Agrupamento a D. Ivone Lacerda, e o local da promessa foi na Igreja Paroquial da Meadela.

A Associação, foi-se depois formando e engrossando com o decorrer dos anos. Em 25 de Abril de 1973 aconteceu a 1º promessa de Lobitos criando a Alcateia 89. Quatro anos mais tarde, em 11 de Setembro de 1977 foi criado o Clã 17, com três equipas, O Grupo Sénior foi criado mais tarde ainda, em 24 de Janeiro de 1980.

Ao longo da nossa existência podemos considerar que o nosso Agrupamento teve um crescimento constante e gradual, com uma pequena queda no inicio da década de oitenta. Atualmente orgulhamo-nos de ser o maior, ou dos maiores, Agrupamentos de Escuteiros da nossa Região, com cerca de centena e meia de elementos.

Não podemos, de certa forma, desligar o nosso crescimento com a criação da nossa Fanfarra - Fanfarra dos Escuteiros da Meadela, em 1974. Com ela temos conseguido um certo equilíbrio financeiro, para realizar mais e melhores atividades, já que somos um movimento sem fins lucrativos e de poucos recursos materiais. Com ela também temos levado o nosso nome, da paróquia e da região a vários locais do País vizinho, Nunca tendo uma sede própria, o Agrupamento teve sempre um espaço, no salão paroquial para as suas reuniões e guarda dos seus pertences.

Somos um Agrupamento que esteve representado em quase todos os Acampamentos Nacionais de Escuteiros, e nos Acampamentos Regionais. Colaboramos ativamente, na recolha de roupas e alimentos, das Campanhas de Solidariedade por Timor, Moçambique, Angola, Bósnia e Países do Leste Europeu. Anualmente participamos no peditório paroquial, por altura do Natal, para os mais carenciados, de S. Vicente de Paulo. Organizamos, na nossa paróquia, inserida na Campanha Mundial de Limpeza: Limpar o Mundo, Limpar Portugal, a recolha de lixos e lixeiras, com divulgação informativa para a conservação da natureza. Organizamos, por três vezes, Acampamentos de Juventude na Paróquia, bem como outro género de atividades comunitárias, casos de Passeios Ciclo turísticos e Logótipo Humano. Noutro âmbito da nossa ação, conseguimos também realizar, por duas vezes, Vias-sacras ao vivo com representações teatrais, de forte carácter Religioso na paróquia.

Há na nossa ideologia Escutista uma vertente de carácter social, que nos "obriga" a estar sempre prontos para ajudar os outros, de forma voluntária e de entreajuda.

Com o lema "Sempre Alerta para Servir", andando no rumo do "Homem Novo", procuramos cumprir o que foi pedido pelo nosso fundador Baden Powell, "...deixai o Mundo um pouco melhor do que o encontrardes."

 
Home
Escutismo na Meadela
Escutismo no Mundo
Atividades
Secções
Fanfarra
Fotografias
Vídeos
Centenário
Entrar para o CNE
Contactos
Escreva-nos
Acesso Restrito
 










Segurança